top of page

Porque Deus permite o mal e o sofrimento?


Infelizmente cada vez mais temos observado as atrocidades realizadas pelo Homem (ditaduras, guerras, violações, venda de órgãos, tráfico de pessoas, escravatura, violência doméstica, etc.), fenómenos da natureza cada vez mais agressivos, mortes em acidentes de automóvel, fomes, doenças, pestes (H1N1, Legionela, Ébola, etc.), crianças nascerem com deficiências, crescente perseguição religiosa, crises económicas, fome, aumento da pobreza,... e a lista continuaria...

Se Deus existe, e Ele é bom, e ama todos os Homens (João 3:16), porque não faz alguma coisa para acabar com o sofrimento e o mal que existe no mundo, para que vivamos todos em paz?

A Bíblia nos diz no princípio quando o Universo, a Terra, os animais, as plantas, e a Humanidade vieram à existência, Ele ficou feliz porque tudo estava perfeito.

Contudo, o que aconteceu para que o hoje as coisas já não sejam perfeitas?

O Homem foi criado para desfrutar de todas as coisas, comandá-las (Gn 1:26-28; Sl 8:6), e desfrutar do relacionamento com Deus, tendo sido criado com a capacidade de decisão (possibilidade de fazer escolhas). Deus não criou 'robots', pré-programados para fazerem somente o que poderiam ter sido programados, e nada mais.

No meio de todas as orientações divinas, Deus disse:

Génesis 2:17 – “… da árvore do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Com a desobediência à ordem de Deus, o Homem transgrediu (pecou) e isso trouxe sobre a Humanidade, bem sobre a flora e fauna, as consequências do pecado - Rm 5:12.

Com o pecado, Adão deu o domínio que tinha a Satanás, o Senhor das Trevas - II Co 4:4; Jo 12:31 (Jesus fala da derrota de Satanás com a Sua morte); Ef 2:2; Lc 4:1-12 (Tentação de Jesus).

Há mais de 6 mil anos que a Humanidade tem vivido debaixo da maldição da morte pelo pecado, e por experiência tem aprendido os resultados terríveis da desobediência.

A semente da morte tem manifestado a sua presença em seres humanos, novos e velhos, e por milhares de enfermidades e doenças do corpo e mentais.

- Nem velhos, nem novos, escapam da praga da morte.

- Deus não pode proibir a humanidade de seguir o seu destino de egoísmo e pecado, pois o Homem tem o livre-arbítrio (capacidade de decisão / escolha). As boas escolhas, trazem consigo boas consequências; mas as más escolhas, trazem consigo más consequências. Não somente para si mesmo, mas para aqueles que o rodeiam.

- Seria injusto se Deus protegesse uns e outros não.

Mas... Deus arranjou uma maneira para que todos acordem do "sono moral" e sejam restituídos a uma vida de perfeição.

I Co 15:21,22 - "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."

DURANTE A PRESENTE ERA DE PECADO E MORTE, TODOS MORREM – cristãos e não cristãos, incrédulos, inocentes e culpados, justos e injustos; TODOS SOFREM, etc. Exemplo de Job, um homem justo, que sofreu imenso na sua vida, mas nunca desistiu de Deus!

Um dia, não sabemos quando, todo o mal irá terminar! Os que entregarem as Suas vidas a Deus, irão desfrutar das bênçãos de Deus, mas aqueles que continuam a viver as suas vidas conforme lhes apetece, fazendo o que lhes dá vontade de fazer, etc., irão sofrer eternamento.

Já tomou a sua decisão de viver para Deus?

Como poderá receber Jesus Cristo como Senhor da Sua vida?

Recomendamos a leitura da página PLANO DA SALVAÇÃO. Teremos todo o prazer em ajudá-lo(a) na sua caminhada com Cristo, ajudando-o(a) a tomar as decisões correctas para que possa viver já aqui na Terra, o melhor de Deus para a sua vida. Contacte-nos!

Obrigado, mas tenho uma pergunta...

Artigos
bottom of page